"Todos dizem ser forte o rio que tudo arrasta. Ninguém diz serem fortes, as margens que o comprimem"

sábado, 5 de março de 2011

Loulé apresenta Cenários, a VI Mostra de Teatro do concelho

De 11 de Março a 30 de Abril, irá realizar-se mais uma edição do Cenários, A VI Mostra de Teatro de Loulé.

A ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve volta a estar presente neste evento, e este ano, com a estreia da peça ”O Primeiro”.

Mas o momento alto do CENÁRIOS 2011 terá lugar a 27 de Março, Dia Mundial do Teatro, quando o Teatro da Trindade subir ao palco do Cine-Teatro Louletano com o espectáculo “O Dia dos Prodígios”, uma versão cénica de Cucha Carvalheiro, da obra de Lídia Jorge.
Esta peça conta com um elenco onde se destacam actores como Diogo Morgado, Filomena Cautela, Maria Emília Correia ou Cristina Cavalinhos.

Para além dos grupos que receberam a Bolsa de Apoio ao Teatro 2011 - TAL – Teatro Análise de Loulé, Ao Luar Teatro, Teatro Amador de Quarteira e Grupo de Teatro Arte de Viver – fazem parte do cartaz deste ano dois grupos seniores que nasceram no projecto de acção social da Autarquia, o “Bem Me Quer”: Miralumim – Grupo de Teatro Amador de Alte e Grupo de Teatro Sénior de Quarteira.

O TAL, o mais antigo grupo de teatro do Concelho, produziu duas peças para esta Mostra: “O Meu Caso”, uma farsa em um acto, escrita nos anos cinquenta por José Régio, e a peça “As Três Filhas”, escrita pelo autor louletano António Clareza.

Com um ano de existência, o Ao Luar Teatro vem de Alte para apresentar “O Fado de Cássima e o Canto das Mouras”, que aborda a riqueza cultural das lendas algarvias e também o feliz encontro do teatro com Francisco Xavier D’Ataíde Oliveira, com uma artesã e um artista plástico.

A crítica social tão presente na revista volta a ser o mote do Teatro Amador de Quarteira que este ano apresenta o espectáculo “Quem não chora não mama”.

Já o Grupo de Teatro Arte de Viver apresenta a obra do poeta altense Cândido Guerreiro “O Auto das Rosas de Santa Maria”.

Quanto aos grupos seniores inseridos no “Bem Me Quer”, ambos retratam os locais de origem.
O Miralumim apresenta a peça “Alte, Água e Vida”. “Faina e Vida de Antanho” é a proposta do Grupo de Teatro Sénior de Quarteira.

Todos os grupos locais farão duas apresentações das suas peças, uma no Cine-Teatro e outra numa freguesia. Neste caso, o custo dos bilhetes é de 5 euros para os espectáculos no Cine-Teatro e entrada livre nas freguesias.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...