"Todos dizem ser forte o rio que tudo arrasta. Ninguém diz serem fortes, as margens que o comprimem"

domingo, 4 de dezembro de 2011

FILMES PORTUGUESES PREMIADOS NA ESLOVÉNIA
















Quatro filmes portugueses receberam distinções no “TOTI International Film Festival” que terminou recentemente na cidade de Maribor na Eslovénia.
Organizado desde 2000 pelo “Maribor Film and Video Club”, este festival reune várias categorias de curtas-metragens a concurso, tendo os filmes portugueses sido distinguidos em animação e ficção.

O filme “Conto do Vento”, de Cláudio Jordão e Nelson Martins, produzido pela Filmógrafo, Cine-Clube de Avanca e Kotostudios, recebeu o 2º prémio animação.
Realizado com o recurso da animação 3D, retrata uma fábula sobre uma menina e a sua mãe numa sociedade preconceituosa, algures no interior norte de uma aldeia portuguesa.
Estreado no Festival de Cinema AVANCA onde foi distinguido, esta obra foi Prémio Revelação no "Caminhos do Cinema Português", Prémio Animação no "Festival Porto 7", Prémio Nacional Multimédia
da “APMP”, Prémio Melhor Curta de Terror Portuguesa no “MoteLX 2011”, Prémio Animação no “Naoussa International Film Festival” (Grécia), Prémio Melhor Filme Ibero-americana do Festival Visões Periféricas (Brasil).

O Festival de Maribor atribuiu 3 Diplomas de Distinção aos filmes de ficção “A Parideira” e “Desta água...”, e ao filme de animação “A ria, a água, o homem”.

"A Parideira" de José Miguel Moreira é uma ficção rodada em Montesinho (Trás-os-Montes), produzida pela ESMAE e com co-produção da Filmógrafo / Cine-Clube de Avanca. Este filme que já deu dois prémios de interpretação ao actor José Pinto no Festival de Arouca e no Bragacine, é protagonizado por um jovem casal que regressa às origens para tentar engravidar numa gruta guardada por um velho misterioso. Os actores Ana Moreira e Diogo Morgado protagonizam o jovem casal.
“Desta água…” de Luís Diogo, produzida pelos Cine-Clubes de Avanca e de Válega, foi recentemente distinguida no "Videogranprix 2011", no Liechtenstein.
Nascido num momento de inocente felicidade infantil, o filme constrói-se no princípio de que "só compreendemos certos comportamentos quando os duplicamos involuntariamente".
Rodado na Fonte da Mourã e no Cemitério de Válega, "Desta água..." contou com a participação dos actores Margarida Carvalho, João Seabra e das meninas Beatriz Martins e Leonor Ribeiro.
Tendo estreado no Festival de Cinema AVANCA 2010, esta obra integrou uma jovem e dinâmica equipa em contexto de formação.

“A Ria, a Água, o Homem…” do cineasta Manuel Matos Barbosa, produzido pelo Cine-Clube de Avanca e Filmógrafo, teve a sua estreia no Festival AVANCA’10 e foi exibido no encerramento do CINANIMA 2010. Anteriormente tinha sido distinguido com o Troféu de Prata para Animação no “Tour Film Brazil” na cidade brasileira de Florianopolis, com o Prémio Documentário no Festival de Arouca, com a Menção Honrosa no Festival de Curtas-metragens PORTO 7 e 2º Prémio Animação no "6º Bridge Fest Cooltura 2011", um festival de cinema que se reparte entre o Canada e a Bósnia Herzegovina.
“A Ria, a Água, o Homem”, é uma obra poética documental que explora a paisagem e as gentes da Ria de Aveiro, com os textos de Raul Brandão lidos magistralmente pelo actor Joaquim de Almeida.

Todos os filmes tiveram apoios diversos do ICA/MC e alguns tiveram apoio do Instituto da Juventude e da RTP
Fonte:www.ccavanca.blogspot.com
Opções de mensagens

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...