O Presidente da República inicia este sábado um fim-de-semana dedicado às comemorações do 10 de Junho, num programa que, além das cerimónias institucionais, inclui uma visita à Mouraria e um almoço com portugueses de sucesso.
O programa oficial das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesa, iniciou-se pelas 10h00, com o chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, a depor uma coroa de flores no túmulo do poeta português, no Mosteiro dos Jerónimos.
Depois, Cavaco Silva e a mulher irão encaminhar-se para o Largo dos Jerónimos, onde embarcam no eléctrico da Carris n.º 15, com destino à Praça do Comércio.
Já na Praça do Comércio, ainda antes das 11h00, terá lugar a cerimónia do içar da bandeira e guarda de honra militar, seguindo-se a sessão solene de boas vindas da Câmara Municipal de Lisboa, no Pátio da Galé, com intervenções do presidente da autarquia, António Costa, e do Presidente da República.
Cerca das 11h30, irá ser inaugurada a exposição "O Fado e o Cinema" e, depois, será descerrada uma placa de homenagem da Câmara Municipal de Lisboa ao chefe de Estado.
Ao almoço, Cavaco Silva irá encontrar-se, na Fundação Champalimaud, com personalidades que se distinguiram em Portugal e no estrangeiro no âmbito das suas actividades profissionais.
Entre os convidados para o almoço estão os atores Diana Chaves, Joana Santos e Diogo Morgado, as medalhas de ouro no campeonato da Europa de canoagem 2011 David Fernandes, Emanuel Silva e Fernando Pimenta, a judoca campeã da Europa Telma Monteiro, o presidente da associação dos jovens empresários, Francisco Maria Balsemão e o 'chef' José Avillez.
Os realizadores João Canijo e João Salaviza, o piloto Hélder Rodrigues, os arquitectos Marta Brandão e Mário Sousa, os investigadores Renata Gomes e Miguel Soares estão também entre os 28 convidados para o almoço.
Já ao final da tarde, cerca das 17h00, o Presidente da República irá visitar um dos bairros mais populares de Lisboa, a Mouraria, seguindo depois para uma recepção oferecida pelo presidente da autarquia, no miradouro do Chão de Loureiro.
No domingo, o dia começará com a tradicional cerimónia militar comemorativa do 10 de Junho, este ano na Praça do Império, onde Cavaco Silva fará o primeiro discurso do dia.
Pelas 11h30, no Centro Cultural de Belém, terá início a sessão solene comemorativa do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, com intervenções do presidente da comissão organizadora do 10 de Junho e do chefe de Estado, seguindo-se a tradicional imposição de insígnias a cerca de três dezenas de personalidades.
Às 13h00, já na doca de Pedrouços, Cavaco Silva irá assistir à cerimónia de largada da etapa de Lisboa da Regata Volvo Ocean Race.
Ao início da noite, no Palácio de Belém, terá lugar a sessão de apresentação de cumprimentos do corpo diplomático.
O programa oficial das comemorações do 10 de Junho terminará com um jantar oferecido pelo Presidente da República no jardim da Cascata do Palácio de Belém.
Fonte: www.correiodamanha.pt