Atirada para trás a experiência in loco no terreno da terceira edição do Optimus Alive!09 é tempo de fazer o rescaldo dos três dias de música à beira-rio.
Começamos pelos números para dar conta das 110 mil pessoas contadas pela organização como a audiência total do festival. O valor redondo foi revelado pela promotora Everything is New e pelo Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, numa conferência de imprensa na última noite do evento, na qual também ficou garantido pelo autarca que será mais uma vez o Passeio Marítimo de Algés a receber o Optimus Alive, nos dias 8,9 e 10 de Julho de 2010. Ao contrário da conferência de imprensa do ano passado, onde Álvaro Covões abriu o apetite aos jornalistas ao indicar que um dos cabeças-de-cartaz de 2009 começava por 'D' (confirmou-se com a presença da Dave Matthews Band, este ano), o responsável-mor pela promotora por trás do Alive não avançou com qualquer nome para a programação daquela que será a quarta edição do festival de Algés.
Voltando à edição deste ano, destacamos pela positiva o crescente interesse pela parte do público e a coerência do cartaz do palco secundário do festival, este ano baptizado Palco Super Bock. Capaz de manter um público fixo durante os três dias de festival, completamente independente do que se passava no palco principal tanto a nível sonoro como no que toca aos serviços que o rodeavam (nomeadamente os WC e as barracas de bebida e comida), o segundo palco do Alive encheu as medidas dos amantes do indie e deu a conhecer aos mais curiosos um bom punhado de novos valores internacionais e nacionais, e confirmou 'velhos' conhecidos como TV on The Radio ou Klaxons. Menos bem colocado no recinto, ficou o Palco Optimus Discos, uma montra de luxo da música que se vai fazendo por cá. Apesar de colidir constantemente quer com o palco principal, quer com o Palco Super Bock, a tenda do Optimus Discos conseguiu ter sempre uma boa mancha de interessados graças a uma programação coerente e pensada na sua adequação às principais atracções do cartaz.
No total passaram pelo Alive!09, 58 concertos programados e um improvisado pelos Homens da Luta, que curiosamente levou mais gente ao Palco Optimus Discos do que outros nomes naquele e nos outros palcos. O consumo de cerveja também atingiu números interessantes que se estenderam, por exemplo, aos artistas. Los Campesinos!, banda que deu música a um anúncio recente da principal marca de cerveja do Alive, fizeram honras devidas ao refresco de cevada durante toda a sua passagem pelo festival. Também os Silent Film e o staff de Erol Alkan estiveram várias vezes nas imediações do estúdio improvisado da Rádio Comercial depois de descobrirem que por lá havia uma bica de cerveja sempre pronta a servir os mais sedentos. Nada de muito estranho num festival de Verão... Não só as bandas andaram pelo meio da plebe nos três dias de festival. O nosso site topou algumas caras conhecidas a usufruirem da muita música ao vivo que se ouviu nestes três dias. Miguel Ângelo dos Delfins estava a 'curtir' os Gaslight Anthem bem no início da tarde no Palco Super Bock. Tiago Bettencourt, por exemplo, preferiu os Ting Tings aos Prodigy, enquanto Zé Pedro dos Xutos & Pontapés e Jay Jay dos Da Weasel espreitavam os Kooks, antes do guitarrista dos Xutos se atirar aos pratos como um dos Zig Zag Warriors no Optimus Discos. Também andou por lá o candidato que perdeu as eleições à Presidência do Benfica, Bruno Carvalho, e as caras da televisão Patrícia Tavares, Carolina Patrocínio, Rita Seguro, Aldo Lima, Diogo Amaral, Raquel Loureiro e Diogo Morgado.
O Optimus Alive!09 confirma a estada definitiva do festival de Algés na programação estival de música no nosso país.
Sem comentários:
Enviar um comentário