"Todos dizem ser forte o rio que tudo arrasta. Ninguém diz serem fortes, as margens que o comprimem"

sábado, 19 de dezembro de 2009

Pai Natal e Diogo Morgado visitaram crianças internadas


As crianças internadas no serviço de pediatria do Hospital de S. Bernardo receberam, anteontem, a visita do Pai Natal e de Diogo Morgado que fizeram ainda uma distribuição de presentes.

Para as doze crianças, com idades entre os 21 dias e os 11 anos, que anteontem se encontravam internadas no serviço de pediatria do Hospital de S. Bernardo, aquela foi uma manhã diferente de todas as outras. Diogo Morgado e o Pai Natal – acompanhados pelo Gui, um personagem que pretende sensibilizar os mais novos para as boas práticas ambientais - deslocaram-se aquela unidade para conversar com os mais pequenos e fazer uma distribuição de presentes que a todos agradou e que acabou por motivar algum reboliço, principalmente entre as senhoras, muitas das quais a fazer questão em serem fotografadas com o actor Diogo Morgado.

Durante a visita, que durou até final da manhã, o Pai Natal e o actor conseguiram arrancar alguns sorrisos aos mais pequenos, muito embora a primeira reacção, principalmente dos mais velhos, fosse a de vergonha que aos poucos ia passando para dar lugar à curiosidade pelos presentes recebidos. No entanto, dos doentes ali internados, três não puderam contactar directamente com Diogo Morgado e o Pai Natal, uma vez que se encontravam em quartos de isolamento, o que não impediu de receberem igualmente as suas prendas e de verem, através da porta de vidro, o actor e a personagem símbolo do Natal.

Já no final da visita, «O Setubalense» falou com José Freixo, o director clínico daquele serviço, no sentido de saber que reflexos têm este tipo de iniciativas nas crianças hospitalizadas. O médico referiu que só pelo facto da criança estar internada já é uma coisa muito má, facto pelo qual “tudo o que se possa fazer para suavizar essa situação, é bem-vindo”. Aliás, José Freixo lembrou que ao longo do ano aquele serviço recebe sessões semanais de animação para as crianças internadas, mas todas as iniciativas do género “são sempre boas”. O facto da visita do Pai Natal ser acompanhada por figuras públicas dá sempre um maior impacto nas crianças, nomeadamente nos mais velhos que as reconhecem da televisão e que acaba, por referiu José Freixo, “por deixá-las mais excitadas”.

Para Diogo Morgado estas visitas necessitam de alguma preparação interior. Tal como referiu a «O Setubalense», o facto de ter sido pai à pouco tempo deixou-o mais sensibilizado e disse sentir que estas visitas a crianças internadas “é uma obrigação minha porque, de alguma forma, há sempre crianças que vêem televisão e gostam de ver que essa pessoa está ali e está a falar com eles”. Congratulando-se com o facto de não serem muitas as crianças internadas, “o que é bom porque significa que estão em casa, bem e com as famílias”, Diogo Morgado disse sentir nestas alturas “uma grande injustiça porque as crianças não deveriam passar por situações destas”. Aliás, este sentimento faz com que, como sublinhou, “com crianças que sofrem de doenças oncológicas, não é que eu não queira partilhar e de alguma forma ajudar mas, pessoalmente, o meu estofo emocional não suporta, não consigo”.

O actor disse ainda que o facto de ser uma figura pública “é uma grande futilidade e somente consequência daquilo que faço. No entanto, se de alguma forma esse facto trouxer o bem a alguém, se fizer alguém feliz, então, para mim, já passa a ter sentido porque acaba por me fazer bem também”.


INICIATIVA Esta é uma iniciativa do Almada Fórum que, todos os anos nesta quadra, convida caras conhecidas da televisão para, juntamente com o Pai Natal, visitar as crianças internadas, distribuir presentes e trazer boa disposição. Desta forma, Carolina Patrocínio esteve com as crianças do Hospital Garcia de Orta e, anteontem, para além de Diogo Morgado, estiveram no Hospital do Outão os actores Rita Tristão e Marco Medeiros.

Ana Maria Santos

red.asantos@osetubalense.pt

1 comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...