"Todos dizem ser forte o rio que tudo arrasta. Ninguém diz serem fortes, as margens que o comprimem"

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Diogo na estética

Mais ou menos simétricas. Adeptas do bisturi ou naturalmente belas. Haverá um padrão ideal? A de Madonna é a eleita do momento, mas não faltam portuguesas que lhe chegam aos calcanhares



Nunca pensou que Angelina Jolie ou os actores dos ‘Morangos com Açúcar’ lhe entrassem tantas vezes peloconsultório adentro. Pelos próprios pés... da fotografia. O cirurgião plástico Biscaia Fraga perde a conta ao número de recortes de revista que a sua recepcionista guarda na gaveta. São pedaços de papel, e de caras bem famosas, que os clientes trazem em punho na esperança de os verem reproduzidos a régua e esquadro no seu rosto. Os badalados lábios carnudos da senhora Brad Pitt lideram a lista de solicitações. Reformaram-se os modelos de comparação como Alain Delon e Brigitte Bardot ou Sophia Loren. As coqueluche reinantes são outras. 'Da Gisele Bündchen à Diana Chaves, há várias referências', explica.

Há ainda uma pessoa que nunca teve o privilégio de conhecer a modelo brasileira ou a actriz portuguesa. E, que se saiba, não contraiu nenhuma dívida com a beleza. Mesmo assim, é um dos nomes mais citados quando se fala de proporção e equilíbrio. 'Em termos meramente estéticos, o rosto perfeito tem um padrão que remonta há 500 anos. Leonardo Da Vinci definiu as regras da face em termos geométricos e aritméticos. Depois, houve uma evolução. A comunicação social e a moda ditam as regras do jogo. No tempo de Da Vinci, por exemplo, o lábio não era tão exuberante', explica.

É precisamente o lábio a única ‘falha’ que o cirurgião aponta no rosto da modelo Joana Freitas. Pelos 'olhos, as maçãs do rosto e o nariz' distingue--a como uma das mais perfeitas do panorama nacional. Numa das composições possíveis de ‘um rosto perfeito’, Biscaia Fraga sugere um puzzle que inclui os aspectos mais positivos da face da manequim, combinados com a boca de Soraia Chaves, o queixo de Cláudia Vieira e os olhos de Joana Duarte. Nos homens, Diogo Morgado e Paulo Pires revelam 'parâmetros bastante estéticos', mas o primeiro leva vantagem no nariz. 'Tem mais personalidade. O nariz é a parte dominante no rosto, seguido pela boca e pelas maçãs do rosto'. Uma simples mexida no epicentro do olfacto pode fazer toda a diferença – até na idade que aparentamos, garante o especialista.

Falando de contas, podendo a equação não ser seguida à risca, a palavra ‘proporção’ mantém-se para muitos o ingrediente fundamental. 'Talvez não se inscreva na proporção exacta de Da Vinci, mas na sua essência a beleza tem mantido as mesmas características. As modas variam, as pessoas são sempre as mesmas. Se a pessoa se deixar levar pela moda pode não ficar bem daqui a uns anos', alerta Joaquim Seixas Martins. Para o cirurgião plástico, projecção e cor são outros tópicos com relevo. A apresentadora Marisa Cruz é uma das caras bonitas que o especialista identifica. 'O termo ‘natural’ é algo vago, mas penso que é o que as pessoas procuram: ficar bonito sem chamar exageradamente a atenção'. Quanto ao elogio da simetria, boas novas para os rostos aparentemente menos harmoniosos. 'Muitas vezes as faces mais apreciadas, mais agradáveis, são assimétricas'.

Nem sempre isso é de imediato reconhecido, como lembra a psicóloga Ana Rita Dias. 'Todos os dias, crianças, jovens e adultos assistem a propagandasou anúnciosdeimagens idealizadas e que são tomadas comoas maisdesejáveis. Apesar de sabermos que a beleza é relativa e que 'o que é belo para um não tem de ser belo para o outro', existem estereótipos de beleza que são sentidos por algumas pessoas como algo a ser atingido'. Partindo do princípio de que a imperfeição é omnipresente, como é possível tirar partido destas nossas idiossincrasias sentindo-nos confortáveis com o rosto que nos coube em sorte? 'Passará por valorizarmos os nosso pontos positivos e não nos focarmos nas ditas imperfeições. Quantos de nós não conhecemos aquelas pessoas que por se sentirem incomodadas com a franja do cabelo porque o cabelo tem 'jeitos', passam a vida a mexer nela? Torna-se um foco de atenção para a própria pessoa e para os outros e pode ser associado a insegurança', acrescenta, lembrando ainda que se a ‘carência de beleza’ pode motivar infelicidade, não é menos verdade que o seu excesso não é condição certa para o sentimento oposto. ' A realização pessoal passa por várias esferas da nossa vida. O dinheiro, a beleza, a saúde, a família, a rede de amigos, a vida amorosa, etc., fazem parte das necessidades de qualquer ser humano. Nenhum destes factores isoladamente é suficiente para se atingir níveis satisfatórios de felicidade'.

Se há parâmetros que sobrevivem até aos nossos dias, os ditames da moda trataram de reciclar as ‘velhas novas caras’ pela ‘nova nova cara’. Conta-nos a revista ‘New York’, que concedeu honras de capa à camaleónica diva da pop Madonna, cujos olhos e maçãs do rosto merecem nota máxima. Do outro lado da barricada, Faye Dunway, Meg Ryan, Cher e Melanie Griffith perderam a soberania enquanto modelos de referência. As sobrancelhas de Michelle Pfeiffer, o nariz e os lábios de Angelina Jolie e a linha angular do rosto de Demi Moore são a combinação do momento. Leia-se: do século XXI. Se tem um rosto em forma de coração, nada mais... amoroso.

ElizabethHurleyouNaomi Campbell são outras celebridades citadas pela perfeição dos seus traços – conseguidos com o toque milagroso da cirurgia estética. Quanto a Uma Thurman, Faith Hill e Nicolette Sheridan, as beldades não ficam atrás no ranking das mais ‘perfeitas’. Pelo contrário. Há quem diga que o Euromilhões da genética é delas, por naturalmente conseguirem aproximar-se do padrão idealmente traçado pelos computadores. De resto, até para o bisturi de um cirurgião, é difícil bater a potencialidade da manipulação digital.

Imaginando a possibilidade de trabalhar o rosto ao milímetro, simulando uma composição de partes, como se de uma manta de retalhos se tratasse, deveria ser fácil obter uma face impecável. Verdade? Bem, o resultado alcançado pela revista norte-americana Star, baseado nas intervenções mais pedidas a dois cirurgiões plásticos de Beverlly Hills, pode deixar muito a desejar deste processo de ‘corta e cola’ trabalhado em computador. Para o rosto ideal feminino, recrutaram os olhos de Katie Holmes, o nariz de Katherine Heigl, as maçãs do rosto de Keira Knightley, o longo cabelo de Jessica Simpson e, claro, os lábios de Angelina Jolie. No caso dos homens, as escolhas vão para os olhos azuis de Daniel Craig, o nariz de Leonardo DiCaprio e os lábios de Matt Damon.

Não é novidade que a maquilhagem opera autênticos milagres, despistando o olho humano, a melhor fita métrica da beleza. 'Até a Gisele Bündchen, que tem uma beleza natural, não é perfeita. Fica completamente diferente maquilhada', confirma a maquilhadora Marly Peres. Habituada a maquilhar as estrelas brasileiras no Projac, para as produções da rede Globo, faz agora caracterização para a produtora NBP, tendo participado em projectos como a série ‘Equador’. Esta é um das áreas onde os sinais, olheiras e outras imperfeições são menos consentidos.

E se o rosto de Madonna aparece entre os ‘novos rostos’, nem por isso é dos mais acessíveis para os toques e retoques da cosmética. 'Tem uma face triangular inversa. É preciso trabalhar mais a testa ou puxar pela parte inferior. Fisionomicamente, o melhor rosto para maquilhar é o oval, pelo formato ósseo. A beleza sobressai com menos esforços'. Marly cita algumas caras de referência. 'A actriz Liliana Santos e o cantor Mickael Carreira são duas personalidades lindíssimas que quando se maquilham ficam mais belos'. Na ala masculina, a caracterizadora e assistente de produção destaca ainda a face do actor Rui Santos.

Entre as senhoras, Margarida Vila--Nova e Inês Castel-Branco são outros rostos facilmente trabalháveis, que dispensam grandes artimanhas. 'Os truques dependem do que é preciso melhorar. Os correctivos envolvem imperfeições na pele, nariz, boca, etc.' 'Num rosto largo, mais quadrado, escurecemos a parte exterior, próxima das orelhas e clareamos o meio. No rosto redondo tenho que escurecer a parte da frente e abrir as laterais'. O trabalho divide-se entre a camuflagem e o realce de certos aspectos, consoante os traços físicos.

Há quem não se contente com este simples procedimento. O diário espanhol ‘El Pais’ fez eco do fenómeno sentido pela Sociedade Espanhola de Cirurgia Estética, Plástica e Reparadora. São cada vez mais os imigrantes a residir no país vizinho que recorrem à cirurgia plástica para corrigir os detalhes faciais que denunciam a sua origem não europeia. Os especialistas dizem que este tipo de pedidos representa já cerca de 10% da sua clientela anual.

Ironicamente, a beleza de fusão não poderia estar mais na moda. A revista ‘Newsweek’, por exemplo, elegeu como rosto perfeito o da manequim Saira Mohan, bandeira da globalização da beleza. De ascendência indiana, francesa e irlandesa, dizem que além de bonita é inteligente. Belo valor acrescentado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...