"Todos dizem ser forte o rio que tudo arrasta. Ninguém diz serem fortes, as margens que o comprimem"

terça-feira, 5 de maio de 2009

Escritora italiana





No futuro, Joseph entra numa livraria em busca de uma escritora italiana. Enquanto procura o nome na base de dados, conta a história de uma mulher que conheceu hà 30 anos atrás.
Lisboa, 2007: Joseph é um atormentado seminarista americano, membro da Opus Dei, que veio a Lisboa apresentar uma exposição da Ordem Franciscana na Sé de Lisboa. Trouxe para Portugal um espelho lendário: "O espelho de São Francisco de Assis, que dizem, permite ver o futuro".

No dia da partida, choca com Giulia na estação dos comboios, uma bela e irreverente escritora italiana com quem estabelece uma química imediata. Giulia conta a Joseph que veio a Lisboa à procura de uma misteriosa cantora com quem o pai namorava antes de ter partido para a guerra colonial. Nas últimas cartas enviadas por aquela mulher ao pai, a paixão e o abandono pareciam estar a levá-la à loucura, desconhecendo que um acidente na guerra fizera o seu soldado perder a memória e esquece-la para sempre. Giulia veio a Lisboa, trazer a trágica noticia da morte do pai e devolver a correspondência. Mas aquela mulher desaparecera...

Havendo problemas nas linhas férreas, os horários dos comboios são adiados tpara 12 horas mais tarde. Joseph, fascinado com a história, propõe a Giulia que tentem aproveitar o tempo de espera e partam em busca da cantora desaparecida. Os dois partem numa viagem por Lisboa, a cidade mítica: uma aventura de descoberta mútua, atração e desejo.

O passado trágico de cada um, as revelações e os segredos tornam-nos ainda mais próximos, confidentes. Como se o rapaz mais sozinho do mundo, houvesse encontrado a rapariga mais triste e os dois quisessem permanecer juntos para sempre!

Então Giulia promete a Joseph: "Se um dia encontrares o meu livro, descobrir-me-ás!

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...